PRIMEIROS RESULTADOS DO MUTIRÃO DA MAMOGRAFIA SERÃO ENTREGUES ESTA SEMANA

cancer_mama.jpg

Nesta semana chegam os primeiros laudos dos exames realizados no Mutirão da Mamografia, iniciativa da Prefeitura de Itabuna, em parceria com o Governo do Estado e Ministério da Saúde. Já a partir de quarta, 700 mulheres terão acesso aos resultados que chegam hoje de Vitória da Conquista, para onde os exames feitos entre os dias 12 e 14 foram encaminhados. Outras 1.372 mamografias foram enviadas a Ilhéus, na sexta passada (20), para análise de especialistas e devem começar a chegar às unidades de saúde para serem entregues às pacientes já a partir da próxima semana.

De posse dos laudos as pacientes serão comunicados pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que atuam na área de sua residência. Se houver a confirmação de algum caso entre os que foram examinados, a Secretaria Municipal de Saúde encaminhará as pacientes para tratamento. 

Até domingo (22) foram realizadas 2.951 mamografias gratuitas na carreta-laboratório estacionada na Praça Rio Cachoeira, média acima de 268 exames por dia.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde a quantidade está abaixo da média de 300 mulheres atendidas por dia porque o número estipulado não foi baseado em uma demanda existente, mas na capacidade da Policlínica Condeúba, que é de 5.400 mamografias para o período previsto – de 12 a 29 de março.

“Mesmo assim acreditamos que até o último dia do mutirão passaremos de 90% da expectativa de atendimento, pois as mulheres de nossa cidade entenderam que este é um serviço sério e da maior importância para a saúde delas e isso deve aumentar muito a demanda espontânea esta semana”, prevê o secretário de Saúde.Eric Ettinger explica que, para todos os efeitos, alcançar 90% da meta é confirmação do sucesso de uma iniciativa como a do Mutirão da Mamografia.

 As quase três mil mulheres acima de 35 anos atendidas, predominantemente, foram encaminhadas pelas unidades de saúde Corbiniano Freire (Santa Inês), Raimundo Freire (Nova Califórnia), João José Soares (Canecos), Baldoíno Azevedo e Ricardo Rosas (Fátima), Alberto Teixeira Barreto (Califórnia) Ubaldo Dantas (Nova Ferradas), Manoel Rodrigues (Ferradas), Elson Duarte (Urbis IV), Calixto Midlej (Nova Itabuna), Jorge Amado (Maria Matos/Rua de Palha), Mário Peixoto (Jorge Amado), Manoel Leão (Manoel Leão), Möise Hage (Lomanto Júnior), Roberto Santos (Santo Antônio), Nilton Ramos (Mangabinha) e Aurivaldo Sampaio (São Lourenço), além de moradores de Itamaracá, Mutuns e Roça do Povo.

Hoje o atendimento foi a pacientes cadastradas na unidade saúde Dilson Cordier (São Roque) e amanhã prossegue, até domingo. Nesta terça-feira serão atendidas, pela manhã, pacientes cadastradas na unidade de saúde Isolina Guimarães (Zildolândia), e à tarde quem se cadastrou na unidade Jacinto Cabral (Novo Horizonte). Quarta: Antônio Menezes (Vila Anália) e Lurdes Alves (Jardim Primavera); quinta: John Leahy (Zizo) e Cândido Pereira (Maria Pinheiro); Sexta: João Monteiro (Pedro Gerônimo); Sábado: Simão Fitterman (São Pedro) e domingo: Amália Lessa (Novo São Caetano) e José Edites (São Caetano).

 Moradoras do Pontalzinho e do Castália podem procurar a Central de Regulação e marcar seu exame, onde ficarão sabendo o dia em que devem comparecer ao Mutirão da Mamografia.

PMI

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *