PROCON DE ITABUNA FACILITA ACESSO A SERVIÇOS VIA INTERNET

Marcos Bastos - Foto Wilson Oliveira.jpg

Consumidores de Itabuna e outros 40 municípios do sul da Bahia ganharam uma ferramenta importante por meio da internet para a prestação alternativa de serviços visando à solução de conflitos nas relações de consumo. A partir desse mês, o Departamento Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor da Prefeitura (PROCON) passou a integrar o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor juntamente com as unidades do PROCON na Bahia e outros 12 estados, além do Distrito Federal.

Dessa forma, os consumidores poderão contar com os serviços do site consumidor da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (SENACON), do Ministério da Justiça. Através do site (www.consumidor.gov.br) de qualquer lugar com cobertura de internet, o consumidor poderá apresentar queixa, reclamações e pedir orientações e serviços.

O diretor municipal do PROCON, Marcos Bastos Ribeiro, explica que a ferramenta agiliza o atendimento ao consumidor com reclamações contra empresas de prestação de serviço e venda de produtos. Sem sair de casa, o usuário pode registrar queixas por descumprimento de prazo, suspensão de serviços com contas pagas e falta de assistência de produtos em garantia, dentre outros problemas na relação de consumo.

Marcos Bastos destaca que o consumidor reclama, a empresa resolve e as unidades do PROCON supervisionam online. Ele afirma que, além da comodidade, os problemas são resolvidos com mais rapidez no atendimento e as empresas têm até 10 dias para responder. “Se não for resolvido nesse prazo, o cliente pode dirigir-se a nossa unidade física do Procon, que funciona no Centro de Defesa do Cidadão – CDC, na Praça Olintho Leone”, diz.

O diretor do PROCON ressalta que o desafio é aumentar o número de empresas cadastradas para ter acesso ao site. Atualmente estão inscritas as grandes lojas e redes varejistas do País. Para prestar queixa via internet, o consumidor também precisa cadastrar seu login e senha, um procedimento fácil e rápido, bastando que acesse o site.

Além de cadastro para atendimento via internet, o Procon de Itabuna mantém o serviço de linha direta de atendimento, um contato com as empresas de telefonia e eletricidade. Com isso, segundo Marcos Bastos, cerca de 90% das queixas prestadas contra as empresas dos dois setores têm sido resolvidas. O Procon funciona das 13 às 18 horas de segunda à sexta-feira no CDC, que foi inaugurado pelo prefeito Claudevane Leite no Dia da Cidade, em 28 de julho.

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