Professor da Uesc coordena publicação de revista científica internacional

Uesc_400_x_500.jpg

O professor Roque Pinto, adjunto do Departamento Filosofia e Ciência Humanas (DFCH) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), juntamente com os professores Xerardo Pereiro Pérez, da Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro (Portugal) e Javier Hernández-Ramírez, Universidad de Sevilla (Espanha), são os coordenadores do número especial do periódico ‘Pasos. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural’, intitulado ‘Overview of Anthropolgy of Tourism from the South’, publicado neste mês de fevereiro.

‘Pasos. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural’ é um dos mais importantes periódicos científicos sobre turismo e patrimônio no mundo. O volume 13 aborda – nas interações entre turismo, patrimônio e cultura – algumas das principais contribuições teórico-metodológicas e etnográficas no âmbito das tradições antropológicas ibérica e latino-americana. 

O trabalho é um dos resultados do projeto de pesquisa ‘Turismo: Aportações teórico-metodológicas’ da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, coordenado pelo professor Roque Pinto, conjuntamente com pesquisadores que atuam em países latino-americanos e ibéricos.

No artigo ‘O turismo na tradição antropológica brasileira’ de sua autoria, o professor Roque Pinto discute as causas históricas do subdimensionamento do turismo como objeto de investigação no campo sócio-antropológico brasileiro, tanto no âmbito da sua tradição acadêmica, marcada desde sempre por um perfil simultaneamente aplicado e militante, quanto na perspectiva da importância sociológica e econômica da atividade turística para o país, isto é, procura-se problematizar, nas aproximações entre turismo e antropologia no Brasil, o gap entre a relevância econômico-cultural do primeiro e seu respectivo interesse acadêmico, bem como avaliar suas consequências no tempo.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *