Professores e estudantes realizam protesto contra fechamento do Colégio Ciso em Itabuna

(VERDINHO) Nesta segunda-feira (12), professores, alunos e membros da comunidade itabunense em geral, realizarão um protesto contra o fechamento do Colégio Estadual Ciso (Centro de Integração Social). A proposta de encerramento definitivo da unidade escolar partiu da Secretaria de Educação do Estado, sob o argumento de que o prédio é alugado e que existem escolas em prédios próprios do Estado com salas vazias. Essa intenção foi apresentada em uma reunião ocorrida em 07 de novembro passado entre gestores da educação e  representantes do Núcleo Territorial de Educação (NTE/05, antiga DIREC).

A manifestação acontece pela manhã, a partir das 9h e à tarde, a partir das 15h. Uma alternativa do protesto é uma página na internet, com um abaixo assinado virtual direcionado à população. Eles defendem a permanência do colégio, tradicional e consolidado na região, e que conta com ótima equipe de docentes e um forte retrospecto de incentivo à educação e ao esporte. Na página do Facebook do vereador Júnior Brandão (PT), filho do fundador do colégio, Josué Brandão, há uma convocação para que toda a comunidade compareça ao Ciso, nos dias 12 e 13 de novembro, segunda e terça-feira, das 07h às 17h, para assinar um abaixo assinado físico, também contra a ideia da Secretaria Estadual de Educação. Centenas de estudantes serão prejudicados, caso ocorra o fechamento.

A proposta do NTE/05 é que a escola tenha apenas ofertas de turmas do Ensino Fundamental. Já a proposta do Colegiado Escolar, órgão eleito pela comunidade do CES/CISO, é de que se mantenha a mesma oferta de turmas e turnos atuais, ou seja, Ensino Médio (1º ao 3º Ano) e Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano), nos turnos matutino e vespertino, contabilizando 14 turmas pela manhã e 22 à tarde, em um total de 36 turmas.

Quem assinar a petição, deve preencher nome completo, RG ou CPF e um número de telefone. É importante que o documento não seja rasurado e que não sejam inventados nomes ou números na assinatura do abaixo assinado. Segue abaixo o link para o referido abaixo assinado.

https://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/43474

O vereador Júnior Brandão falou com nossa equipe de reportagem e lamentou essa possível decisão. "A gente tem se manifestado em sensibilizar o Governador do Estado, Rui Costa, o Secretário de Educação do Estado, Walter Pinheiro, no intuito de não diminuir mais ainda o que já vem sendo diminuído da nossa unidade escolar", expressou o vereador. Em 2017 já houve a retirada de todas as salas do Noturno, que foram transferidos para outra unidade escolar.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *