PROFISSIONAIS DE SAÚDE DÃO SHOW DE COMPETÊNCIA EM ACIDENTE SIMULADO

Profissionais de saúde e os novos servidores aprovados no concurso realizado pela Prefeitura de Itabuna deram um show de competência na tarde de sexta-feira, dia 19, ao mostrar na prática e em público, o que aprenderam durante o I Workshop em Urgência e Emergência, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde. Muita gente parou para ver o atendimento prestado a um acidente simulado, envolvendo dois veículos e múltiplas vítimas do trânsito. A Praça José Bastos, no centro da cidade, foi o palco do evento e ficou lotada de curiosos.

Secretaria de Saúde de Itabuna faz simulado após Workshop de Urgência e Emergência - Foto Divulgação 2
Secretaria de Saúde de Itabuna faz simulado após Workshop de Urgência e Emergência

O diretor do Departamento de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde, Adriano Gonçalves, explicou que o simulado serviu para que os contratados pudessem participar na prática o que vão vivenciar no dia a dia no Samu-192, principalmente no atendimento às vitimas de acidentes de trânsito. Durante o simulado, as supostas vítimas apresentavam-se bastante machucadas no chão, embaixo ou dentro dos veículos enquanto um suposto transeunte fazia chamado emergencial.

Secretaria de Saúde de Itabuna faz simulado após Workshop de Urgência e Emergência - Foto Divulgação 4
Secretaria de Saúde de Itabuna faz simulado após Workshop de Urgência e Emergência

A chegada das viaturas do Samu-192, a avaliação dos agentes do Corpo de Bombeiros e a assistência propriamente dita dos médicos, técnicos e enfermeiros aos "acidentados" foram também aprovadas pelos diretores da Secretaria de Municipal de Saúde e pelos veteranos no serviço de urgência e emergência. "Sem duvida alguma, foi muito importante viver essa aula prática na rua, depois de ter aprendido em sala de aula todas as técnicas de socorro às vítimas, seja de trânsito ou de qualquer outro agravo", disse a enfermeira Andréa Peixoto, recém-contratada após sua aprovação no concurso.

Secretaria de Saúde de Itabuna faz simulado após Workshop de Urgência e Emergência - Foto Divulgação 1
Secretaria de Saúde de Itabuna faz simulado após Workshop de Urgência e Emergência

Durante o Workshop, os profissionais aprenderam formas corretas de imobilização, abordagem, transporte das vítimas, primeiros socorros e todas as demais técnicas importantes ao bom atendimento dos pacientes ou vítimas. Com relação às aulas teóricas Suzinete Miranda, outra concursada, disse que o nível das palestras realizadas ao longo da semana foi sensacional. "Quer o agradecer e parabenizar aos diretores, palestrantes e ao gestor da Saúde pela oportunidade, orientação e treinamento. Com certeza isto fará a diferença no nosso dia a dia", comentou.

Secretaria de Saúde de Itabuna faz simulado após Workshop de Urgência e Emergência - Foto Divulgação 3
Secretaria de Saúde de Itabuna faz simulado após Workshop de Urgência e Emergência

"Isso foi somente um treinamento? Achei que fosse um acidente de verdade", disse o aposentado Daniel Souza do Nascimento, que se disse impressionado com a mobilização de multiprofissionais para atender ao simulado. Já a estudante de Enfermagem Nayla Costa afirmou que o simulado foi tão real e a forma de assistência tão impressionante que já pensa em direcionar seu futuro para essa área. "Realmente o pessoal do Samu-192 tem um atendimento diferenciado, o que é importante para as pessoas em situação de emergência ou que precisam de socorro", assinalou.

A enfermeira Waleska Dias, do Núcleo de Educação em Emergência, também confirmou o atendimento diferencial do Samu-192, destacando que o profissional de saúde no cotidiano lida com vitimas que podem se salvar ou morrer no local se não houver atendimento por um profissional de saúde preparado. "O que estes profissionais vivenciaram aqui é um fato real do dia a dia. Então, é preciso estar pronto para qualquer emergência", sublinhou.

_________________

Prefeitura de Itabuna

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *