Programa do SineBahia oferece diaristas qualificados em Itabuna

Econômia,Emprego e Renda

na foto: Unidade central de atendimento do SINEBAHIA-Iguatemi

Foto:Arisson Marinho/AGECOM

Encontrar mão de obra de qualidade em diversas categorias de diaristas, contar com serviços realizados por meio de uma tabela com preços acessíveis, e ter a garantia de ser atendido por profissionais treinados e acompanhados pela equipe do SineBahia. Essas são algumas das vantagens encontradas, desde agosto de 2015, pelos cidadãos de Itabuna, no sul da Bahia. Desde a inauguração da Unidade Modelo do SineBahia na cidade, os moradores podem solicitar o atendimento dos profissionais vinculados ao Programa do Trabalhador Autônomo (Patra).

O Patra chega à Costa do Cacau para melhorar o serviço de diarista, facilitando a vida dos usuários do serviço, e possibilitando aumento na renda dos profissionais credenciados. O programa é desenvolvido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e, apesar de novo na região cacaueira, o Patra já possui outras sete unidades no estado, nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Senhor do Bonfim e Jequié. Apenas na capital, mais de 10 mil atendimentos são realizados por mês.

O titular da Setre, Álvaro Gomes, festeja o sucesso do programa em Itabuna e o crescimento no estado. "Estamos dedicando uma atenção especial a esse programa, ampliando o número de categorias e também de perfil desses profissionais, para que chegue a vários outros municípios baianos. Em breve, inclusive, vamos lançar o Portal Patra, para facilitar ainda mais a vida desses trabalhadores e dos usuários do serviço", afirma o secretário.

Para o coordenador do Patra Itabuna, Elan Barros, as principais vantagens na contratação dos diaristas são a qualificação dos profissionais, através de palestras/oficinas, e a não obrigação em manter os vínculos trabalhistas e em cobrança de custos adicionais. “Quando o profissional passa pelo programa, ele é capacitado para ter um comportamento diferenciado com ética e bons hábitos de conduta”, enfatiza.

Categorias

O Patra de Itabuna contempla onze categorias, das quais faxina, serviços gerais, lavanderia, cozinheira, congelamento, forno e fogão, jardinagem, costura, garçom, piscineiro e construção civil (pedreiro, pintor, encanador e eletricista). Por meio de um catálogo composto por diaristas que já atuam nas suas respectivas áreas e que passam por treinamento feito pela equipe do SineBahia, o Patra realiza a intermediação entre o empregador e diaristas.

Ao precisar de profissionais prestadores de serviço de uma das categorias que compõem o programa, o contratante – pessoa física ou jurídica – solicita um dos colaboradores pessoalmente na unidade de atendimento do SineBahia, localizado na avenida Inácio Tosta Filho, no Centro de Itabuna, ou pelo telefone (73) 3613-2913.

O valor mínimo da tabela de diárias equivale a R$ 70. Nos casos de contratação de profissionais da construção civil, é feito um orçamento, através de uma visita ao local, com custo inicial apenas de R$ 12, que corresponde ao deslocamento do trabalhador. Este valor ainda é abatido posteriormente, caso o serviço seja contratado.

ASCOM BA

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *