Projeto FAEG-Sul Itinerante realiza oficinas em Itapitanga

O Fórum de Agentes Empreendedores Gestores Culturais do Território Litoral Sul realiza em Itapitanga, na Câmara de Vereadores, no próximo dia 11, a 3ª edição do Projeto Faeg-Sul Itinerante, com oficinas e workshop. A iniciativa, apoiada pelo Fundo de Cultura da Bahia, através do edital setorial de Territórios Culturais já esteve em Itapé, Santa Luzia e se deslocará, no dia 8 de junho, para Mascote. Todos os municípios fazem parte do Território do Litoral Sul.

Ao todo, serão visitados 10 dos 26 municípios do território com eventos onde serão debatidas as políticas públicas de cultura. No evento da próxima quinta-feira, serão realizadas oficinas de Formação, Gestão em Cultura e Música, além de um workshop sobre o Edital de Apoio à Ações Continuadas de Instituições Culturais, aberto até o dia 19 de maio, ministrado pela técnica Fernanda Ellen, representante da SecultBA . A oficina de Gestão será conduzida por Bruna Setenta e a de Música por Leto Nicolau, ,com limite de 30 vagas para cada oficina. Segundo a secretária Executiva do Faeg Sul Bahia, Cristiane Santana, o objetivo é discutir questões relativas à formação para as políticas e gestão cultural, qualificação de mão de obra técnica, financiamento, captação de recursos, trocas de experiências, trabalho em rede, parcerias e suporte às iniciativas artísticas e culturais do Território Litoral Sul. A programação ocorre entre a manhã (das 9 às 12 horas) e à tarde (das 13 às 16 horas). O evento é gratuito e as inscrições são realizadas através do site http://faegsulba.blogspot.com.br/p/inscricao-oficinas.html.

Sobre o FAEG-Sul

Projeto FAEG-Sul Itinerante realiza oficinas em Itapitanga
Projeto FAEG-Sul Itinerante realiza oficinas em Itapitanga

O FAEG-SUL é um espaço para discussão de Políticas Públicas de Cultura. Abriga um conjunto de instituições culturais públicas e privadas, produtores e grupos culturais independentes voltados às questões específicas de interesse do setor.

O fórum atua com apoio dos seus membros e das instituições Núcleo de Produções Artísticas (NúProArt), Rede de Museus e Pontos de Memórias do Litoral Sul e dos pontos de cultura Associação Culto Afro Itabunense (ACAI), Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéos, Literatura de Cordel para Todos, Associação Comunidade Tia Marita, Associação Filtro dos Sonhos, Câmara Temática de Cultura do Território Litoral Sul, Centro de Cultura Adonias Filho, Associação Cultural Amigos do Teatro (ACATE); Terroir Cacau, Espaço Cultural IHASE e Fundação Canto das Artes.

O Projeto FAEG-Sul Itinerante contempla dez municípios do Território Litoral Sul e se estende até dezembro de 2017. As próximas cidades contempladas serão Itapitanga (11 de maio), Mascote (8 de junho), Almadina (13 de julho), São José da Vitória (10 de agosto), Maraú (14 de setembro), Pau Brasil (19 de outubro), Jussari (9 de novembro) e Itaju do Colônia (14 de dezembro).
Conta com apoio financeiro do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, via Edital de Territórios Culturais. Tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Diretoria de Cultura, Associação dos Municípios da Região Cacaueira (AMURC) e da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (PROEX/UESC).
Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *