Projeto sobre meia passagem volta a tramitar em Itabuna

aldenes

O projeto de autoria do vereador Aldenes Meira (PCdoB), que dispõe sobre a instituição da meia passagem no transporte coletivo em Itabuna, aos domingos, voltará a tramitar na Câmara Municipal. A proposta foi apresentada em 2014, mas acabou arquivada após acordo entre o autor e o executivo municipal. O governo alegou que o projeto continha vício de iniciativa e poderia gerar questionamentos das empresas, porque implicaria em desequilíbrio financeiro.

Na primeira tramitação, no ano passado, a matéria foi aprovada pela Câmara e posteriormente vetada pelo prefeito Claudevane Leite (PRB). O legislativo tinha número suficiente para derrubar o veto, mas o projeto acabou sendo retirado de pauta, mediante a negociação com o executivo. O prefeito se comprometeu a acolher a proposta, após o fim do prazo das atuais concessões, permitindo que a meia passagem tenha vigência a partir dos novos contratos. 

Segundo Aldenes Meira, a meia passagem aos domingos amplia o acesso à mobilidade e aumentará o fluxo de passageiros no sistema de transporte coletivo. “Nós fizemos estudos e levantamos dados de outras cidades que já implantaram o benefício e constataram que a meia passagem não gera impacto no faturamento das empresas, pois resulta em aumento da demanda no sistema aos domingos”, afirma o vereador.

A expectativa do autor é de que a nova tramitação seja tranquila, como já se deu na primeira propositura. Conforme o acordo com o executivo, a meia passagem será implantada a partir da formalização das novas concessões.

CMI

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *