Reunião debate implementação do Conselho de Turismo em Itabuna

Uma reunião realizada na sede da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), debateu a implementação do Conselho de Turismo em Itabuna (COMTUR). O evento contou com a participação da presidente da Câmara de Turismo da Costa do Cacau, Cida Aguilar, do diretor de Turismo de Itabuna, Arí Rodrigues, além de representantes do poder público e sociedade civil organizada.

Representando os municípios da Costa do Cacau, a empresária Cida Aguilar falou da importância da criação do Conselho e a efetivação de Políticas Públicas para o desenvolvimento do turismo. “O papel do conselho é incentivar e executar ações pertinentes ao crescimento do turismo e captar recursos para incrementação de programas e projetos na área”, destacou. Ela relembrou, ainda, que das dez cidades que compõem a Câmara da Costa do Cacau, apenas Itabuna e Ipiaú não possuíam conselhos.

Ao iniciar o discurso, o diretor de Turismo, Ari Rodrigues ressaltou que o encontro marcou um momento histórico para Itabuna. “Nos reunimos aqui para iniciar um novo tempo na cidade. Após anos de luta, estamos finalmente constituindo o Conselho de Turismo. A intenção é alavancar o setor local e o nosso comércio, que é o mais forte do Sul e Extremo Sul da Bahia”.

Desde julho de 2017 Itabuna participa do novo Mapa do Turismo Brasileiro, na categoria B. Segundo Ari, esta foi umas das ações da atual diretoria de Turismo, que, “também lutou para a inserção do espetáculo teatral ‘A Paixão de Cristo’ no roteiro de turismo religioso da Bahia”, enfatizou, concluindo que para manter o honroso título, estamos cumprindo mais uma ação exigida pelo Ministério do Turismo”.

Para o Secretário da AMURC – Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia, Luciano Veiga, o turismo do Sul da Bahia não deve se limitar apenas ao “cacau e praias”. “Nós também temos um grande desafio no turismo de negócios e empreendedorismo”.

O Conselho de Turismo de Itabuna (COMTUR) será composto por representantes do poder público e privado: FICC, Secretaria de Educação, SEDUR, Secretaria de Governo, Governo do Estado, SEBRAE, AIART, AMURC, ACATE, ACI. Cada instituição terá titular e suplente.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *