RODA DE CONVERSA ESCLARECE DÚVIDAS DE ITABUNENSES SOBRE O CÂNCER DE MAMA

cancer de mama Gabriel de Oliveira 3.jpg

Perguntar, contar a própria experiência, conversar e aprender mais sobre o câncer de mama. Estas foram as possibilidades oferecidas pela primeira Roda de Conversa da campanha Outubro Rosa de 2014, em Itabuna. No evento, realizado pela Secretaria Municipal da Saúde e alguns parceiros, no auditório da FTC, pacientes, familiares, profissionais de saúde, idosos e jovens puderam dialogar com um médico mastologista, a equipe do Centro de Prevenção em Oncologia (Cepron) e representantes do Grupo Se toque.

Entre os alertas, destaque para a importância de as mulheres com mais de 40 anos realizarem anualmente a mamografia, as mais jovens a ultrassom da mama e todas fazerem regularmente o autoexame. O mastologista Luciano Peixoto explicou que o ideal é que o autoexame seja feito sempre oito dias após a menstruação. Segundo ele, deve ser verificada a existência de nódulos ou glândulas nas mamas e nas axilas, alterações na pele ou nos mamilos e a presença de secreção. O mastologista comentou ainda que o câncer de mama tem sido uma realidade entre as mulheres mais jovens, daí a importância de todas procurarem o médico regulamente.

Por sua vez, a diretora de Média e Alta Complexidade da Secretaria da Saúde, Aline dos Anjos, informou que o Cepron mantém atendimento com médico mastologista, de segunda a sexta-feira, especialmente para auxiliar as mulheres na prevenção da doença. “As consultas estão regularizadas e não há fila de espera. Atendemos por meio da regulação do SUS e também por demanda espontânea. Além disso, temos agora três mastologistas atendendo na unidade. Até 2013 eram apenas dois”, destacou.

Para a diretora executiva do Grupo Se Toque, Sueli Dias, o principal ganho do evento é a aproximação entre o médico, o paciente e os familiares. Ela explicou que a Roda de Conversa é um espaço aberto, para que as dúvidas sejam sanadas e cada participante se torne um multiplicador.

A programação do Outubro Rosa em Itabuna terá continuidade até o dia 29 de outubro. Além das rodas de conversa, estão sendo realizados eventos diversos, como cafés da manhã, palestras, passeio ciclístico, oficinas de autoestima, atividade física e oficina de beleza. Quem quiser colaborar com a campanha deve entrar em contato pelo telefone (73) 8819-1344.

PMI

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *