SECRETARIA DA SAÚDE DE ITABUNA FAZ CAMPANHA POR DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

medula Foto Gabriel de Oliveira.jpg

Com o fim de tentar reduzir essa longa lista de espera, ajudar a minimizar a angústia dos pacientes e suas famílias e sensibilizar a comunidade em geral sobre a doação de órgãos, a Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna, a Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (COSET) e a OPO promovem durante todo o mês de setembro uma programação de conscientização.

Como parte da programação são feitas palestras, reuniões de sensibilização e distribuição de material informativo. Na próxima semana as atividades serão intensificadas. Na terça, 16, haverá palestras para estudantes da área de saúde; no dia 19 para grupos religiosos e no dia 24, para profissionais do Hospital de Base. Ainda será realizada panfletagem e o plantio de árvores em homenagem aos transplantados. O dia D da campanha será 27 de setembro, quando a programação será realizada na Clínica de Hemodiálise de Itabuna.

Em Itabuna já foram realizados mais de 100 transplantes. Somente em neste ano foram 15 transplantes renais, 14 transplantes de falecidos e um transplante de intervivos. Este último caso é bem mais raro e ocorre entre duas pessoas vivas, podendo ser doados, especialmente, parte do fígado, o rim, medula óssea e sangue. Os transplantes mais comuns na região são os renais, cuja doença altera consideravelmente a rotina do paciente que precisa fazer hemodiálise durante quatro horas, três vezes por semana.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *