SECRETARIA DE SAÚDE DE ITABUNA DEVE VACINAR MAIS 5 MIL ADOLESCENTES CONTRA O HPV

vacina.jpg

A partir da próxima segunda-feira (10), a Secretaria da Saúde de Itabuna dá início à campanha de vacinação contra HPV em adolescentes de 11 a 13 anos. As equipes da Rede de Atenção Básica, da Vigilância Epidemiológica e do Programa Saúde na Escola estão mobilizadas para cumprir a meta de vacinar 5.163 mil pré-adolescentes. As vacinas contra o papiloma vírus humano (HPV) começam a ser disponibilizadas para estudantes de 55 unidades escolares do município.

De acordo com a coordenadora de Imunização, Gracilene Dias, as estudantes das redes municipal e estadual de ensino e de escolas particulares vão receber a primeira dose da vacina quadrivalente, que protege contra os tipos 6 e 11, que causam verrugas genitais, e 16 e 18, que causam câncer do colo de útero. A vacina pode ser tomada na própria escola ou na Unidade de Saúde mais próxima da escola. A campanha consta de três doses sendo a primeira até 10 de abril, a segunda após seis meses e a terceira dose depois de cinco anos.

Para que a pré-adolescente seja vacinada os pais ou responsáveis deverão assinar um Termo de Aceitação ou Recusa. Esta é a primeira vez que a vacina contra o HPV é ofertada pelo SUS. A campanha deve vacinar mais de 800 mil garotas na Bahia e mais de 5 milhões em todo o país.

Foto: Reprodução

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *