SECRETARIA DE SAÚDE DE ITABUNA ENTREGA EXAMES DO MUTIRÃO MAMOGRAFIA

cancer_mama.jpg

A Secretaria de Saúde de Itabuna já entregou parte dos resultados dos exames realizados durante o Mutirão da Mamografia que em março beneficiou 5.286 mulheres com idade a partir de 35 anos. A partir do próximo dia 28 os demais resultados já poderão ser retirados nas unidades de saúde do bairro em que moram as mulheres atendidas. No primeiro lote foram entregues 624 exames das pacientes atendidas entre os dias 12 e 14 de março.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna convocará as mulheres cujos exames detectaram algum tipo de alteração nas mamas. “Essas pacientes serão atendidas por um médico especialista a partir do dia 5 de junho”, explica o secretário Eric Ettinger, acrescentando que a Secretaria de Saúde ainda está definindo o local em que será feito o atendimento dos casos específicos.

O Mutirão da Mamografia possibilitou que um número maior de mulheres fosse submetido a exames que ajudarão a prevenir câncer de mama, que é uma das doenças que mais matam no mundo. O secretário destacou que esta foi a oportunidade para que as pacientes tivessem os dois seios examinadas, pois uma Portaria do Ministério da Saúde restringe exames de mamografias.

Eric Ettinger avaliou como positivo o atendimento prestado às mulheres e adiantou que a Secretaria Municipal de Saúde já está programando outros mutirões para atender especialidades em que a demanda pelos serviços seja maior. “Estamos trabalhando para assegurar e melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados a população de Itabuna na atenção básica e média e alta complexidades”, informou o secretário Eric Ettinger.

Além dos moradores dos bairros, o Mutirão também garantiu atendimento a pacientes dos distritos de Itamaracá e Mutuns e da área rural da Roça do Povo. O secretário de Saúde ressaltou que, em muitos casos, o atendimento às pessoas atendidas nos mutirões da saúde não é finalizado com a entrega de exames, com acompanhamento de especialista e tratamento dos pacientes. “No nosso caso fizemos o atendimento, vamos entregar os exames e levar pacientes para consulta e tratamento com especialista”, concluiu.

PMI

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *