SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE RECADASTRA FAMÍLIAS NO CARTÃO SUS

sus.jpg

Mais de 50% das famílias de Itabuna já foram cadastradas pelo Núcleo do Sistema de Informação do Programa de Agentes Comunitários da Secretaria Municipal de Saúde. Estão sendo cadastradas famílias de todas as classes sociais que utilizem o serviço público de Saúde ou não. Sua finalidade, de acordo com a Secretaria da Saúde é assegurar o elo entre o sistema de saúde na rede pública e a comunidade e garantir atendimento prioritário à população itabunense.

Atualmente, mais de 400 mil pessoas estão cadastradas no Cartão SUS, para uma população de 218 mil. O cadastramento, que começou em dezembro do ano passado, vai regularizar o quadro. O trabalho é executado por 430 agentes por meio de visitas domiciliares. Os dados coletados vão nortear o planejamento estratégico e o plano de ação para futuras intervenções que assegurem a assistência integral às famílias itabunenses quanto à prevenção e a promoção à saúde no município.

O secretário da Saúde, Plínio Adry, ressalta a importância de a comunidade receber bem o agente comunitário para atualização de dados cadastrais. A partir da conclusão de todo o processo vai ser possível conhecer as condições sociais e econômicas e os principais problemas relacionados à saúde da comunidade. “Com isso estamos cumprindo também princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS”, afirma o secretário.

A coordenadora do Núcleo do Sistema de Informação do Programa de Agentes Comunitário, Margarida Amorim, diz que esta é a primeira vez que a Prefeitura realiza um trabalho dessa dimensão em Itabuna, apesar de mais de 21 anos de implantação do Programa de Agentes Comunitários. Por último, a coordenadora afirma que o município terá cobertura de cerca de 90% quando o cadastramento estiver integralmente concluído ante apenas 31% que apareciam nos registros da Secretaria Municipal da Saúde.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *