Tecnologia chega aos alunos do campo

Olhos brilhantes que pareciam querer atravessar a pequena tela do laptop posicionado tão logo ali à sua frente. Incansavelmente, seus dedinhos deslizavam por sobre o mouse e o teclado como se quisessem acionar todas as teclas de uma só vez e explorar cada detalhe disponível na área de trabalho do computador portátil. Assim foi o primeiro contato do pequeno Ian Ramos Lima, aluno da Escola do Campo Venezuela, com o mundo digital na manhã de hoje durante a solenidade de entrega dos primeiros netbooks aos alunos e professores das escolas do meio rural da Rede Pública de Ensino de Itabuna.

“Agora, o computador na escola irá nos ajudar a aprender mais, escrever melhor, fazer cálculos e conhecer novas coisas. Será muito divertido”, disse Ian. Ao lado dele, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), outros alunos das escolas do campo, acompanhados de seus professores e alguns pais, festejaram a chegada da tecnologia às escolas rurais Corbiniano Freire, João Café, São José e Isabel Navarro de Brito e Venezuela. Os laptops foram encaminhados às escolas por meio do Programa Um Computador por Aluno – PROUCA – desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Ao saudar os participantes a secretária da Educação, Dinalva Melo do Nascimento, parabenizou os professores que atuam no campo e ressaltou que a inserção das novas tecnologias nas escolas do meio rural representa não só um avanço na questão de novos recursos, mas, sobretudo, por iniciar um processo de mudança de mentalidade, quando erroneamente se pensa que a escola do campo não deve ter o mesmo tratamento que a escola do meio urbano.

“Apesar das dificuldades, vocês professores têm provado que fazer educação no campo é mais desafiador. Isso parte da consciência de quem tem a certeza de que o campo é o lugar onde precisamos fixar essas crianças e suas famílias, proporcionando a elas uma escola e educação de qualidade”, frisou. A secretária da Educação também assegurou aos professores que a SEC estará empenhada em ajudá-los a utilizar os novos recursos tecnológicos para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

Lembrando que o Brasil ocupa a 60.ª posição entre as nações mais preparadas para aproveitar as novas tecnologias em seu crescimento, Dinalva Melo disse da proposta da Secretaria da Educação de trabalhar para que haja uma maior interação Educação, Ciência e Tecnologia. “Precisamos mudar essa realidade e, em Itabuna, as ferramentas começam a chegar às salas de aula. Quem sabe, os cadernos já não estejam ficando coisas do passado. Apesar de estar começando um pouco tarde, mas ainda há tempo”, disse a secretária.

Há 17 anos atuando na Escola Isabel Navarro de Brito, a professora Ana Paula dos Santos comemorou a chegada dos laptops às escolas do campo. “Agora, ao dizermos aos alunos que eles precisam ter uma visão mais abrangente de mundo, contaremos com um aliado muito importante, que é a tecnologia. Isso é muito bom”, argumentou a professora.

Já a dona de casa Daniela Silveira dos Santos, mãe do pequeno Maicklian dos Santos, da Escola Isabel Brito, disse que a inserção dos computadores na sala de aula será um avanço muito grande. “Hoje, a tecnologia está em todos os lugares. Por isso, será muito bom para formação e aprendizagem dos nossos filhos, pois, quando eles saírem do campo para estudar nas escolas da cidade não terão dificuldades em ter contato com computadores”, opinou Daniela.

 

A solenidade de entrega dos laptops às escolas do campo contou com a presença da diretora do Departamento de Educação Básica, Rosenaide Pereira Ramos, e do diretor de Acompanhamento de Gestão da SEC, Virgílio Santos. O chefe do Departamento de Tecnologia e Informatização da Secretaria da Educação, Fábio Mendes, destacou que 20 escolas do campo também serão contempladas com a entrega de computadores interativos (lousas digitais). Ele disse ainda que a SEC esta firmando parceira com proprietários de fazendas para disponibilizar acesso a internet para as escolas do campo.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *