TRÊS CARROS FUMACÊ REFORÇAM O COMBATE A FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE EM ITABUNA

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Em uma ação conjunta das secretarias municipal e estadual de Saúde (SMS e Sesab) a partir desta terça-feira três carros fumacê da Secretaria deSaúde da Bahia começama aplicar inseticida nos 25 bairros de maior notificação de casos de dengue em Itabuna.Os carros fumacê fazem parte do plano de contingência definido pela SMS e Sesab, em razão do aumento nos números da dengue na cidade e devido à ameaça da chikungunya. A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde registra 2.996 notificações da doença com a confirmação de 134 casos pelo Laboratório Central do Estado – Lacen.

Desde o inicio do ano que as ações de combate a dengue no munícipio têm sido reforçadas. Nesta segunda-feira a Sesab mandou uma equipe técnica ao município para instalar um laboratório anexo à Unidade de Pronto Atendimento da Dengue e Chigunkunya, no antigo Sesp, e capacitar a equipe de biomédicos da Secretaria Municipal da Saúde. Outro reforço foi a contratação de mais65 agentes de combate às endemias, dos quais 54 já foram incorporados ao trabalho de campo.

Diariamente o Pronto Atendimento, que é unidade referenciada para a rede de unidades básicas de saúde, atende média de 100 pacientes com sintomas da doença. “Passamos a atender das 7 às 19 horas e também nos finais de semana e feriados”, afirma a gerente da UPA da Dengue, enfermeira Tatiana da Silva, acrescentando que após triagem o paciente é encaminhado para o atendimentomédico e realiza exame de sangue na unidade. Segundo a enfermeira somente em casos específicos o médico solicita a observação do paciente e a hidratação.

Foi por este procedimento padrão que passou o eletricista José Carlos Britto dos Santos, que chegou a unidade com sintomas da dengue, mas felizmente não foi diagnosticado com a doença. “Na quinta-feira passada tive muita febre e coceira na barriga, com a formação de bolhas, além de fortes dores nas articulações.O médico me diagnosticou com um tipo de herpes e me encaminhou para o local de tratamento. Aqui fui bem atendido desde a triagem até o atendimento médico e recebi todas as orientações necessárias ao tratamento”, observou.

PMI

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