UNIDADE DE REFERÊNCIA DA DENGUE JÁ ESTÁ FUNCIONANDO NO ANTIGO SESP

Enquanto prosseguem as obras de ampliação na área externa da Unidade Básica de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antiga F-SESP), a Secretaria da Saúde de Itabuna montou na área já reformada a Unidade de Referência para atendimento exclusivo a pacientes com dengue. A unidade funciona das 8 às 17 horas de segunda a sexta-feira com médico, enfermeiro e técnico de enfermagem de plantão. A estrutura consta de sala de triagem, sala de coleta e três leitos para observação e hidratação.

A Unidade de Referência da Dengue garante um reforço intermediário entre as unidades de saúde dos bairros e o Hospital de Base, que oferece internação e retaguarda laboratorial, realizando análise dos exames de sangue para identificação do tratamento necessário. Os pacientes com sintomas suspeitos de dengue devem primeiro procurar a unidade de saúde do bairro, caso os sintomas sejam simples serão atendidos na própria unidade.

Nos casos que apresentem sangramento, dor abdominal e necessidades especiais os pacientes devem ser encaminhados para a unidade de referência no Sesp. Já casos mais graves serão atendidos no Hospital de Base. A Secretaria da Saúde alerta para os sintomas da dengue que são: febre, dor de cabeça, dor nos olhos e no corpo, dor abdominal e manchas vermelhas pelo corpo. Os pacientes com esses sintomas devem procurar o médico, pois, muitas vezes, confunde com virose ou outras doenças e não toma os devidos cuidados.

A diretora da Atenção Básica da Secretaria da Saúde, Michelle Andrade, explicou que a Unidade de Referência é uma das principais medidas do Plano de Contingência da Dengue, elaborado pela administração municipal. “No momento estamos trabalhando com plantão de oito horas, mas estamos preparados. Caso a situação exija vamos ampliar o plantão até as 22 horas e nos finais de semana”, garantiu Michelle.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *