UPA-24 HORAS DO MONTE CRISTO ESTÁ EM FASE FINAL DE CONSTRUÇÃO

Se não houver incidente, dentro de 30 dias as obras da UPA-24 Horas que está sendo construída no Monte Cristo deverão estar concluídas e a Prefeitura começará a equipar um equipamento de saúde da maior importância para os moradores do bairro e das áreas próximas. A UPA está com quase 100% da obra pronta, faltando apenas a colocação de 150 metros de piso, de portas e revestimentos nos consultórios e no pronto atendimento, além da pintura geral do prédio. A unidade – que funcionará como um mini-hospital sete dias por semana e ajudará a reduzir as filas nos hospitais de Itabuna – terá médicos, equipes de enfermeiros e técnicos de enfermagem,

Moradores acompanham com entusiasmo o avanço da obra. Moradora do Califórnia há mais de 30 anos, Selmara Rosa Relheme é uma das que esperam o fim da obra com muita expectativa. “Passamos muito tempo lutando para implantar um equipamento para uso público nesse terreno baldio aqui no limite do Califórnia com o Monte Cristo, mas não esperávamos que fosse construído um equipamento tão importante como esse”, conta Selmara.

 A aposentada e moradora da Rua Paulista, no Califórnia, Josefa Ávila Conceição, 81 anos, diz que é um sonho contar com serviços de urgência e emergência praticamente em frente à sua casa. “Estou muito feliz. Acredito que todos os moradores estão muito contentes com essa UPA. Essa obra é uma das melhores coisas que poderiam acontecer nas nossas vidas. Se precisar de atendimento, só precisarei atravessar a rua”, afirmou a aposentada.

A poucos metros dali, na Rua O, no Monte Cristo, o seleiro Roque Alves da Silva, é outro morador antigo que vive a expectativa de inauguração e funcionamento da UPA-24 Horas. “Não precisaremos mais sair daqui para hospitais, no outro lado da cidade. Isso aqui está ficando muito bom. Primeiro foi a construção da unidade da Polícia Comunitária. O segundo grande presente é essa UPA. Contaremos com mais serviços de saúde pública pertinho de casa”, comemora Roque Alves.

Para a técnica em enfermagem Ariana Lemos de Souza, a construção do mini-hospital é uma grande conquista para os moradores. “Com essa UPA, será mais fácil salvar vidas de quem mora nessa região da cidade. É um serviço importante que poucos municípios brasileiros possuem e que, dentre em breve, contaremos aqui no nosso bairro. Temos que valorizar isso”.

No mini-hospital, que terá capacidade de atender até 150 pessoas diariamente, são resolvidos parte das urgências e emergências, como pressão alta, fraturas, cortes, infarto e derrame, sem precisar de deslocamento a um hospital. Uma segunda unidade da UPA, com a mesma estrutura da que está sendo finalizada no bairro Monte Cristo, está sendo construída no Fonseca e deve ficar pronta no primeiro semestre de 2016. A obra está em fase de alicerce.

ASCOM PMI

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *