VACINAÇÃO CONTRA HPV JÁ COMEÇOU NAS UNIDADES DE SAÚDE DE ITABUNA

Vacina HPV

A Secretaria Municipal da Saúde de Itabuna iniciou a campanha de vacinação 2015 contra o HPV – papiloma vírus humano para meninas com idade entre 9 e 11 anos e portadoras do vírus HIV com idade entre 9 e 26 anos. A vacina já foi distribuída para todas as unidades de saúde. A campanha começou na segunda-feira (9) em todo o país e inclui a segunda dose para as meninas de 11 a 13 anos, que tomaram a primeira dose ano passado. A vacina é indicada na prevenção do câncer do colo do útero, é quadrivalente e oferece proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18).

Cerca de cinco mil garotas de Itabuna devem ser vacinadas este ano. Em 2014 mais de quatro mil garotas foram vacinadas. A Secretaria da Saúde montou um posto no Centro de Referência em DST/AIDS e Hepatites Virais Júlio Brito, na Avenida Inácio Tosta para vacinar portadoras do HIV. E nas unidades Ubaldo Dantas, em Nova Ferradas, e Raimundo Freire, no Nova Califórnia, a vacinação acontece sempre às quartas-feiras. 

Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação e o documento de identificação. Devem ser tomadas três doses para completar a proteção. A segunda dose deve ser tomada seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira. Segundo o Ministério da Saúde há 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal. Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo mundo e os subtipos 6 e 11 por 90% das verrugas anogenitais.

PMI

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *