Vacinação contra Poliomielite termina nesta quarta

As crianças de seis meses a 05 anos incompletos de idade que ainda não foram vacinadas este ano contra poliomielite (paralisia infantil), devem ser levadas a uma Unidade Básica de Saúde para ser vacinada e garantir a imunização. Serão realizadas também ações especiais, acompanhadas pela personagem Maria Gotinha, para distrair as crianças pelo lado lúdico. Amanhã será realizado um mutirão na entrada do condomínio Pedro Fontes II, no bairro São Roque, durante todo o dia. Na quarta-feira, o mutirão acontecerá no Shopping Jequitibá, a partir das 10 horas.

A Secretaria da Saúde de Itabuna estendeu o prazo da vacinação e reforça o chamamento aos pais e responsáveis, pois a meta estipulada ainda não foi atingida. Das 13.374 crianças que deveriam ser imunizadas, apenas 10.568 receberam a vacina. Para o Ministério da Saúde é necessário atingir ao menos 95% da população estimada, mas foram alcançados somente 79% no município. A média estadual também foi baixa, pois alcançou somente 89% e o índice nacional chegou a 94% da meta para o País.

A coordenadora de imunização da Secretaria da Saúde Gracilene Dias explica que as festas juninas, o período de férias escolares e os feriados prolongados prejudicaram a procura pela vacina nas Unidades Básica de Saúde e postos de vacinação. Ela informa que todos os postos ainda têm disponíveis vacinas contra poliomielite, bem como a unidade do Centro José Maria de Magalhães, antigo SESP, no centro da cidade.

“É muito importante que os pais levem seus filhos para vacinar, pois o vírus foi erradicado há 24 anos. Mas, para garantir que continue inativo, temos que manter a imunização. Se uma só criança não estiver vacinada, ainda corremos risco” alertou. A coordenadora conta que foi garantida a visita in loco para aplicação da vacina nas comunidades rurais de Ribeirão Seco, Serrado, Ribeirão dos Cachorros, Mutuns, Itamaracá, Roça do Povo e para a população que vive no Lixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.