Vereador alerta para iminência de caos no abastecimento em Itabuna

Torneira sem água

O vereador José Silva (PSDB) fez um alerta, nesta quarta-feira (15), para o risco de que Itabuna venha a enfrentar um colapso em seu sistema de abastecimento de água. Devido à redução do nível nos pontos de captação, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) já anunciou um racionamento. A população hoje depende de uma melhora no volume de chuva para não ficar sem água nas torneiras.

Em seu discurso, José Silva afirmou que a suspensão das obras da barragem do Rio Colônia agrava as dificuldades de Itabuna. “Essa é uma obra que estava prometida desde 2004, mas não saiu do papel”, criticou o vereador. Ele declarou ainda que o ex-governador Jaques Wagner, que comandou o Estado de 2007 a 2014, “passou os oito anos de sua gestão anunciando que faria a barragem”. 

A obra foi iniciada em 2013, ainda no governo Jaques Wagner, mas acabou paralisada meses depois, porque a empresa responsável abandonou o projeto. “Tudo o que havia sido feito agora está perdido”, comentou José Silva, chamando atenção para o desperdício de dinheiro público. No ano passado, duas licitações para retomar os serviços acabaram desertas, pois nenhuma empresa demonstrou interesse em tocar a obra.

O vereador disse que a Emasa aumentou o bombeamento de água na captação de Castelo Novo, mas a medida não seria suficiente para evitar o colapso do sistema. José Silva propôs que a Câmara encaminhe indicação ao Governo do Estado, demonstrando a urgência da retomada das obras da barragem.

ASCOM CVI

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *