VIAS E FAIXAS PARA CICLISTAS DÃO NOVA CARA A ÁREAS DO CENTRO

ciclovias em Itabuna - Foto Gabriel de Oliveira 3.jpg

Com o avanço no trabalho de implantação das ciclofaixas que a Prefeitura de Itabuna vem fazendo, o visual das faixas e trechos de calçadas pintados e sinalizados começa a impressionar os usuários e os comentários nas redes sociais e na imprensa demonstram que o projeto, executado pela Secretaria de Transporte e Trânsito – Settran obtém a aprovação da população, em especial de ciclistas.

Várias pessoas postaram elogios na fanpage da Prefeitura, a exemplo da internauta Mara Mel, que considera o projeto muito bom e diz: “Pra frente é que se anda”. Já Mateus Cruz parabeniza a Prefeitura pela iniciativa e ressalta que: “Quando fazem reclamam, quando não fazem também reclamam… difícil demais!”. Também na página mantida pela Secretaria Municipal de Comunicação, Vinícius Kaiowá diz que a iniciativa é boa e considera que “isto é progresso!”. Destaca-se também o que disseram Leonardo Ortega: “Eu já vi, ficou muito bom” e João Paulo Ribeiro Junior: “Parabéns!!” e Vinícius Reis: “Ótima iniciativa!’, entre outros muitos elogios.

Nesta primeira etapa, a ciclofaixa – que tem trechos de ciclovias – já chegou à via de retorno na Avenida Garcia. Os trabalhos constam de implantação de rampas, demarcação com trechos pintados em toda a extensão, instalação de “olho de gato” e barreiras de separação da margem do Rio Cachoeira. A obra contempla a continuidade da ciclovia da Avenida Princesa Isabel, que está sendo revitalizada, e segue até a Praça Camacã.

Já a segunda etapa prevê a interligação de regiões da cidade, incluindo trechos da Avenida Inácio Tosta Filho, passando pelas ruas Osvaldo Cruz e Moura Teixeira, além das avenidas Francisco Ribeiro Júnior, Firmino Alves e Fernando Cordier.

A ciclofaixa terá uma extensão de oito quilômetros, incluindo alguns trechos de ciclovias, e tem largura de 1,5 metros até 1,7 metros em algumas partes, medidas acima do que o exigido pela legislação de trânsito que determina largura de 1,2 metros nas vias de mão única.

Nos trechos de ciclovia, que utilizam parte das calçadas, foi preservado espaço suficiente para pedestres e a sinalização define bem qual parte deve ser usada por ciclista e por pedestres. A previsão da Secretaria de Transporte e Trânsito é que a implantação da ciclofaixa, que valoriza o ciclista e melhora a mobilidade urbana, esteja concluída até o mês de setembro.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *