VIGILÂNCIA SANITÁRIA E PROCON ORIENTAM DONOS DE ACADEMIAS EM ITABUNA

A Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, a Coordenação de Defesa do Consumidor, Ministério Público Estadual (MPE) e Conselho Regional de Educação Física (Cref) promoveram audiência pública com a finalidade de orientar os proprietários de academia e profissionais de educação física do município. O encontro aconteceu na tarde de segunda-feira, 10, no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, no bairro Lomanto Junior.

A audiência pública teve como objetivo alertar sobre as normas que devem ser seguidas pelos empresários para proteger os frequentadores das academias que buscam estes estabelecimentos para manter a boa forma física e a melhoria na qualidade de saúde. Durante o encontro, o coordenador de Vigilância Sanitária de Itabuna, Antônio Carlos Carvalho, lembrou que as academias devem manter em dia os equipamentos de ginástica e o imóvel para a segurança dos usuários.

De acordo com Antônio Carlos Carvalho, as academias devem funcionar em imóveis climatizados e não podem apresentar problemas como piso irregular e infiltrações no telhado e paredes. “Além disso, os empresários precisam de registro profissional e os estabelecimentos de credenciamento junto ao Conselho Regional de Educação Física”, orienta.

O coordenador de Vigilância Sanitária destacou que a audiência pública faz parte de um conjunto de medidas educativas que estão sendo executadas para que as academias de ginástica obedeçam à legislação. “O nosso papel é de orientação, antes da adoção de medidas corretivas com relação às empresas. A maior preocupação é que a população tenha acesso a serviços de qualidade e não sofra acidentes por causa de descaso dos donos dos estabelecimentos”, finalizou.

Já os representantes do Procon e do Ministério Público destacaram quais as medidas judiciais podem adotadas caso os consumidores tenham os seus direitos lesados. Atualmente Itabuna conta com 40 academias, sendo 38 regularizadas e duas em processo de credenciamento pela Prefeitura.

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