Vistoria de Mototaxis prossegue até dia 23

Secretário Clodovil foto Pedro Augusto.jpg

Depois de reunião com representantes de mototaxistas de Itabuna, o secretário de Transporte e Trânsito Clodovil Soares anunciou que a vistoria de motocicletas pré-cadastradas para atuar mototáxi e motofrete será retomada a partir desta sexta e prosseguirá até o dia 23. Para compensar o período em que o serviço foi suspenso a Settran vai realizar a vistoria também no sábado, de 9:00 ao meio-dia. Nos demais dias o atendimento será das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00.

Na reunião também ficou acertado que outro período de cadastramento será aberto em setembro, e que a quantidade de mototaxistas que passarem em nova vistoria, prevista para o final de outubro, será acrescentada aos 700 autorizados pela lei aprovada no passado. Para isso, o prefeito Claudevane Leite enviará à Câmara de Vereadores novo projeto de lei, que fará diversas modificações na legislação atual, atendendo a pedido dos profissionais.

Entre as mudanças que estarão no novo projeto, incluem-se: o ano de fabricação da moto passa a ser 2008 e não mais 2010; a higienização do capacete passa a ser bimestral, com o uso de desodorizador; a prestação do serviço poderá ser feita pelo proprietário da moto ou cônjuge/companheiro(a); as motos podem ser de 125 até 500 cilindradas, desde que ofereçam conforte e segurança para o passageiro e a idade mínima para ser transportado passa a ser de 7 anos, ao invés de 12, desde que com autorização dos pais ou responsáveis.

Secretário Clodovil Soares anunciou retorno das vistorias – foto 03 Pedro AugustoSecretário Clodovil Soares anunciou retorno das vistorias

As regras valerão a partir de janeiro de 2015, até dezembro deste ano todos os mototaxistas da cidade poderão continuar prestando o serviço. O tempo corresponde à necessária regulamentação e à implantação do sistema. Também ficou definido que a Prefeitura fará um chamamento público às seguradoras interessadas em se credenciar para fazer o seguro dos equipamentos e do serviço, já que é exigido seguro que proteja também o passageiro.

Participaram da reunião, que ocorreu na Secretaria de Transporte e Trânsito, o secretário Clodovil Soares; o presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Lomanto Lacerda; o presidente da Associação de Mototaxistas de Itabuna, Emerson Silva; o capitão Robson Paz, representando a Polícia Militar, o coordenador da 5a. Ciretran, Gilson Nascimento e o vereador César Brandão, representando a Câmara de Vereadores.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *