Alunos da rede estadual recebem reforço para o ENEM

Os estudantes da rede estadual de Educação intensificam a rotina de estudos para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além do reforço em sala de aula, das orientações pedagógicas repassada por professores e dos conteúdos específicos disponibilizados no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), os estudantes participam de diferentes ações extracurriculares desenvolvidas nas escolas, como aulões de reforço, de revisão e simulados. Nesta quinta-feira (12), por exemplo, o Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, no Bairro da Paz, realiza um simulado com estudantes do 3º ano do ensino médio.
Vivendo a expectativa da espera, Máira Sardinha, estudante do 3º ano, do Colégio Estadual David Mendes Pereira, no bairro de Colinas de Pituaçu, em Salvador, diz que não há como negar aquele “frio na barriga”. No entanto, ela salienta que se sente segura e na perspectiva de um bom desempenho devido à participação no Projeto “Se Liga no Enem” desenvolvido na unidade desde o mês de agosto. O projeto contempla, todos os sábados, aulões, simulados, palestras e até uma Feira de Profissões. “Tudo isso é muito bom porque vai nos ajudar a ganhar mais confiança”, avaliou.
As ações pedagógicas visam contemplar os conteúdos abordados nas provas no sentido de estimular o estudante a um envolvimento e interpretação assertiva das questões. Isso vale tanto para as provas de múltipla escolha quanto para a redação. “Queremos prender a atenção do estudante e trabalhar a sua capacidade interpretativa para que ele sinta a necessidade de aprimorar os seus conhecimentos”, revelou o professor Edson Lima, do Colégio Estadual Noêmia Rego, em Valéria, que mobilizará, a partir de sábado (14), a comunidade estudantil no projeto “Enem, posso ajudar?”.
Jonatan Santos de Oliveira é estudante do 3º ano do ensino médio do Noêmia Rego e está confiante no reforço que receberá com a revisão de conteúdos. “Esse projeto vai nos ajudar a construir uma base melhor de conhecimentos para ter tranquilidade e realizar uma boa prova”, afirma.
O Enem será realizado nos dias 26 e 27 de outubro e é um dos instrumentos utilizados pelo MEC para o ingresso nas universidades públicas e concessão de bolsas para instituições privadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.