Foram eleitas no sábado, 28, as entidades da sociedade civil organizada que terão representação no Conselho Municipal de Saúde de Itabuna (CMSI) com mandato para o triênio 2013-2016. A eleição aconteceu no Colégio Lúcia Oliveira, entre as 9 e 17 horas. Cada entidade indicará dois representantes que serão titular e suplente no Conselho. A posse está agendada para o dia 8 de outubro, quando o novo presidente e diretoria serão eleitos entre os indicados.
Para representar o governo foram eleitas as Secretarias da Saúde e da Assistência Social e 7ª Diretoria Regional de Saúde – 7ª Dires. Na representação dos prestadores de serviço de saúde foram eleitos do serviço público a Fundação de Atenção a Saúde de Itabuna – FASI e do serviço filantrópico a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna – SCMI e Fundação Fernando Gomes. Na representação da comunidade cientifica a Fundação Centro de Estudo Professor Edgard Santos.
Foram escolhidas ainda as entidades representantes de trabalhadores na área de saúde: as congregadas em sindicato como os Trabalhadores Em Saúde de Itabuna e Região – Sintesir, Sindicatos dos Agentes Comunitários de Saúde do Sul e Extremo Sul da Bahia – Sindiacsi, Sindicato dos Funcionários e Servidores Municipais de Itabuna – Sindiserv. Dos conselhos de classe e demais associações de profissionais da saúde: Associação Brasileira de Odontologia, Regional Itabuna – ABO, Associação dos Farmacêutios da Região Sul da Bahia – AFRS, Associação Bahiana de Enfermagem, Regional Itabuna – Abenf.
Para representar os usuários as entidades escolhidas de patologias: Rede Municipal de Pessoas Vivendo com HIV/Aids, Núcleo Itabuna, Associação de Pais e Portadores de Síndromes Deficitárias Neurológicas – Aposden. As entidades congregadas em sindicatos de trabalhadores urbanos: Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região, Sindicato dos Empregados no Comércio de Itabuna. As entidades de trabalhadores rurais: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itabuna e de Pessoas com Deficiência a Fundação dos Deficientes do Sul da Bahia – Fundesb, Instituto Paradesportivos “Superação” do Sul da Bahia – Inpasb.
Entre as entidades e associações patronais urbanas e rurais foram eleitas a Associação Comercial de Itabuna – ACI, Sindicato do Comércio Varejista do Município de Itabuna – Sindicom. Entre as entidades religiosas a Pastoral da Criança da Diocese de Itabuna, Templo Espírita Guarani; entidades de mulheres organizadas na área de saúde: União Baiana de Mulheres – UBM; entidades representativas de aposentados e pensionistas a Associação dos Aposentados Pensionistas e Idosos de Itabuna; representação de Movimento e Organização de Moradores: União das Associações de Bairros de Itabuna.
Ainda de movimentos sociais e populares (negros e LGBT) o Grupo Humanus e de entidades em defesa do consumidor a Associação de Defesa do Consumidor – Adecon e o Grupo de Resistência a Agressões ao Meio Ambiente – Grama.