VANE GARANTE NA CÂMARA QUE ENTREGARÁ UMA ITABUNA BEM MELHOR DO QUE A QUE RECEBEU

O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, disse hoje à tarde, na Câmara de Vereadores, que chegará ao final do seu mandato, em dezembro, entregando um município bem melhor do que encontrou. Ele lembrou que recebeu, em 2013, uma prefeitura endividada, com mais de R$ 500 milhões em débito com servidores, fornecedores e encargos sociais. "Mudamos os rumos equivocados que este município havia tomado. Saímos das estatísticas históricas negativas e avançamos na construção de uma cidade verdadeiramente mais cidadã e inclusiva", disse, ao ler a Mensagem do Executivo durante a reabertura da Câmara. Segundo Vane, apesar da crise que toma conta de todos os municípios brasileiros, Itabuna será entregue ao seu sucessor com as finanças bem mais equilibradas.

Prefeito Claudevane abre  trabalhos Legislativos de 2016 II - foto Pedro Augusto
Prefeito Claudevane abre  trabalhos Legislativos de 2016 II

De acordo com o prefeito, Itabuna hoje é o município mais empreendedor da Bahia, o mais transparente do estado na aplicação dos seus recursos, segundo a Controladoria Geral da União, a 12ª do País em investimento nas áreas de saúde e educação e a 27ª em qualidade de vida. Vane anunciou que em maio, Itabuna receberá mais um prêmio de reconhecimento. A Associação de prefeitos e vice-prefeitos, com participação da respeitada Fundação Getúlio Vargas, posicionou o município entre os 100 no Brasil em excelência em gestão nos setores da cultura e do desenvolvimento social. A entrega será em Brasília. Em pesquisa da Frente Nacional de Prefeitos, Itabuna foi reconhecida, no atual mandato, por sua luta por mais igualdade e oportunidade, entre os municípios de baixa renda per capita e alta vulnerabilidade social.

Investimentos

O prefeito também destacou aprovação das contas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) da Prefeitura, da FICC, Fundação Marimbeta e Hospital de Base. Na mensagem lida na Câmara, Vane listou obras e programas socioesportivos importantes da sua gestão. Falou da recuperação financeira e administrativa do Hospital de Base. Na saúde, informou que mais de R$ 7 milhões estão sendo aplicados nas obras em andamento, compra de equipamentos e mobiliários. E destacou os mais de 12 mil jovens e adolescentes inseridos em programas de combate à violência, através do esporte e das artes.

Prefeito Claudevane abre  trabalhos Legislativos de 2016 - foto Pedro Augusto
Prefeito Claudevane abre  trabalhos Legislativos de 2016

No "Pacão", o governo realiza obras de saneamento básico que vão mudar a história da zona oeste de Itabuna. E, na Educação, além de reformar e ampliar 30 escolas ao longo da gestão, promoveu uma educação inclusiva, humanizadora e emancipatória, com 20 mil estudantes na rede, e valorizou os trabalhadores em Educação. "Nos últimos três anos, garantimos um aumento acumulado de 26 por cento nos salários da categoria, um dos maiores reajustes da Bahia", disse.

Parcerias com a sociedade civil organizada foram destacadas pelo prefeito. Vane também agradeceu o apoio recebido dos servidores públicos e destacou iniciativas inovadoras como a criação do serviço de Mototaxista e a nova licitação para o transporte coletivo de Itabuna, como momentos importantes e históricos da sua gestão. No campo, distribuiu 1,5 t de sementes de milho e mais 1,5 t de sementes de feijão aos agricultores familiares do município e estimulou o pequeno agricultor promovendo a maior compra da agricultura familiar do Brasil. Foram atendidas pelo programa 327 famílias. "Colhemos e plantamos", resumiu a iniciativa.

Novas obras

"O que posso garantir é de que temos uma lista extensa e importante de obras que serão entregues no decorrer deste ano. Outras que ficarão encaminhadas para que o próximo mandatário possa concluí-las sem dificuldades. Obras que têm o significado de transformar a vida das pessoas e de deixar um legado de desenvolvimento e de cidadania à nossa Itabuna, um dos principais municípios desta Bahia", afirmou.

Sobre a Emasa, Vane voltou a defender estudos de consultorias, sem ônus para o Município ou Emasa, para eventual implantação de um novo modelo de prestação dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário em toda a área urbana de Itabuna. O prefeito de Itabuna lembra que, em paralelo, tem o comprometimento do Governo do Estado para o início da construção da barragem no Rio Colônia que em muito contribuirá para garantir a oferta d’ água de qualidade à população, atualmente dependente de carro-pipa e de manobras técnicas ultrapassadas.

Melhoria no sistema de abastecimento

"A população de Itabuna pode ficar certa de que a melhoria do sistema de abastecimento de água e do saneamento é uma luta sem tréguas da atual administração até o último dia do meu mandato. Não privatizaremos a Emasa, não faremos uma concessão da empresa. O que estamos buscando é uma parceria que traga recursos necessários para o avanço do sistema, que garanta o emprego dos servidores, que não represente aumento na tarifa e que ofereça um serviço de excelência à sociedade", afirmou.

____________________

Prefeitura de Itabuna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.